quinta-feira, 21 de junho de 2012

República Tcheca x Portugal: Confronto de equipes irregulares



UEFA EURO 2012 : Cristiano Ronaldo, Portugal v Netherlands
Getty
Quem pode confiar totalmente em Portugal e República Tcheca? Os dois protagonistas do primeiro confronto de quartas de final da Euro 2012 compartilham da mesma irregularidade no torneio, o que torna o jogo desta quinta-feira ainda mais imprevisível.

DA RETRANCA AO BRILHO DA ESTRELA

Portugal começou sua caminhada na Euro com uma performance extremamente criticada por sua mídia. Para os lusos, a postura recuada diante da Alemanha não convenceu e a derrota de 1 a 0 foi encarada da pior forma, o que causou reações fortes do grupo de jogadores e do técnico Paulo Bento.

O segundo jogo contra a Dinamarca certamente foi melhor, com o triunfo de 3 a 2 conquistado nos últimos minutos, a partir de um gol do improvável herói Varela. Mesmo assim, a atuação passou longe de ser brilhante e Cristiano Ronaldo ainda envolveu-se em polêmicas ao perder dois gols e ouvir gritos de "Messi" da torcida dinamarquesa, uma atitude que estrela respondeu com declarações fortes.

A melhor resposta de Cristiano, porém, viria no último jogo da primeira fase. Na melhor atuação portuguesa na competição até aqui, ele foi o jogador espetacular de toda a temporada no Real Madrid, com dribles, movimentação, bons passes e dois gols na vitória de 2 a 1 sobre a equipe laranja.

Contra a República Tcheca, fica a dúvida sobre qual Portugal e qual Cristiano Ronaldo entrará em campo para buscar a vaga às semifinais. Portugal teve uma preparação cheia de percalços e inconsistências, que se refletiram na errática campanha na primeira fase. Teve a sorte, talvez, de encontrar um adversário em situação parecida.

UM MEIO-CAMPO QUE SE ACERTOU NO CAMINHO

O massacre russo sobre a República Tcheca, na estreia da equipe de Michal Bilek na Euro 2012, passou a impressão que os tchecos estavam na Polônia e Ucrânia para desfilar em seus campos a decadência de uma geração talentosa. Com uma inteligente modificação do treinador, porém, a equipe entrou nos trilhos e passou à segunda fase com a primeira colocação no grupo.

A entrada de Hubschmann no meio-campo encorpou o setor e lhe deu uma saída de bola mais consciente, com passes mais precisos. A partir da mudança no time titular, para o segundo jogo contra a Grécia, a República Tcheca foi outro time.

A performance contra a anfitriã Polônia, no encerramento da primeira fase, não foi exuberante, mas mostrou a competitividade do time em um momento que precisava vencer para ir adiante na competição.

Mesmo que a equipe tenha se acertado em meio à Euro, a República Tcheca ainda deve uma grande performance de seu time. Talvez ela venha contra Portugal, já que a irregularidade é uma marca clara também dos tchecos, como fica claro por sua trajetória na primeira fase.

Nenhum comentário:

Postar um comentário